segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A fantasia dos carros

por Fargon Jinn

Aston Martin DB5
Carros são máquinas que há muito permeiam a fantasia humana. Talvez pela sensação de liberdade, ou por sua capacidade de ampliar o poder e a aparente segurança, ou por sua óbvia demonstração de status.

James Bond nos mostra isso de uma forma muito clara ao dirigir o seu Aston Martin DB5, ‘altamente’ equipado.

Os japoneses perceberam isso muito cedo, 1966, quando criaram o conceito da série Speed Racer, na qual o verdadeiro protagonista gera debates, se é o carro Mach 5 ou o seu piloto, visto que, no Japão, a série foi batizada com o nome do carro (Mach Go Go Go). Este era um veículo extremamente versátil, que poderia saltar, subir em paredões verticais, transformar-se em submarino e uma série de outros avanços tecnológicos que hoje em dia ainda não são possíveis, se é que algum dia serão.

Carro do Corredor X - Shooting Star
Os produtores de James Bond, inclusive, inspiraram-se no Mach 5, para produzir a Lotus Sprit S1, que transformou-se em submarino em The Spy Who Loved Me (007 - O Espião que me Amava). Em contrapartida, o Corredor X, ou Corredor Mascarado, foi inspirado naquele mesmo agente secreto britânico.

Herbie - Se Meu Fusca Falasse
Em 1969 a Disney arriscou-se com sua primeira produção visando carros, The Love Bug (Se Meu Fusca Falasse), que mexeu com a imaginação popular, principalmente aqui no Brasil, lugar do mundo em que mais houve produção do modelo da VW. Era comum na época ver os fusquinhas brancos decorados com faixas longitudinais azul e vermelha e o 53 nas portas.

Mais tarde, já através da Pixar, a Disney repetiria o hit com Carros’, que virou uma febre com as crianças e adultos, e acredita-se ter gerado uma renda de cerca de dois bilhões de dólares, somente com a venda de brinquedos em um ano.

Pontiac Trans Am - Burt Reynolds (Bandit)
Vários são os exemplos em que os protagonistas são esses nossos companheiros de, quase sempre, quatro rodas. Smokey & Bandit (Agarra-me se Puderes) de 1977, popularizou o Pontiac Trans Am, que teve sua produção, na cor preta, esgotada e com reservas por mais de um ano. O Dodge Charger RT, laranja, também teve seu momento durante a série The Dukes of Hazzard (Os Gatões).

Super-Máquinas - K.I.T.T.'s
A lista é interminável, Roger Moore junto com Tony Curtis, em Persuaders, levaram à TV o Aston Martin DBS V8 e a Ferrari Dino 246. Starsky and Hutch apresentou o dragster Gran Torino ’75, que é reprisado por Clint Eastwood no seu filme Gran Torino. A série Knight Rider (Supermáquina), trás outro Trans Am e, na versão mais recente, um Mustang Shelby GT. Transformers brinca com a evolução do Camaro 1976 para um de quinta geração.

São muitos os modelos e fabricantes de veículos que se tornaram sonho de consumo através do cinema e da televisão. Tentar relacionar a todos é uma tarefa hercúlea, desde o compacto Mini Cooper, do Mister Bean e The Italian Job (Uma Saída de Mestre), até o BMW Vision Efficiente Dynamics que fará o seu debut em Mission Impossible 4. Neste meio tempo tivemos Fords, GM’s, Audys, Mercedes-Bens, Bentleys, Rolls Royces, Lamborghinis, Lincoln Continentals, Chryslers, Toyotas, Pontiacs, Ferraris, Porches, VW’s, e muito, muito mais.

Ford Lincoln Futura '55 - Batmobile de '67
Agora, se tem um ou dois que nunca sairão da imaginação de nós, fãs do cinema e amantes de carros espetaculares, pelo menos na minha opinião ridícula, são os clássicos: o atemporal (se me permitem o trocadilho) DeLorean; e os sempre novos Batmobiles, do Ford Lincoln Futura ’55 ao tanque de combate da série atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário