quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Nova Série de J. J. Abrams: Alcatraz

SÉRIES DE TV


por Helder Maia

Hoje em dia, J.J. Abrams parece colocar seu nome em qualquer coisa. Eu até imagino ele saindo de um canal de TV com uma pasta cheia de dinheiro, após ter carimbado seu nome em mais um seriado qualquer. Não é difícil pensar assim, tendo assistido aos primeiros episódios de sua nova série: Alcatraz.

A premissa até que é interessante: em uma noite tempestuosa de 1963 é descoberto que todos os presos e guardas da famosa prisão sumiram misteriosamente. Na época atual, os presos vão reaparecendo e cometendo crimes. Ao investigar um assassinato, a detetive Rebecca Madsen, com a ajuda do nerd Dr. Diego Soto, especialista na história de Alcatraz (Intepretado por Jorge Garcia, o Hugo Reyes de Lost), acabam indo parar no meio deste mistério.

Mas o seriado tem muitos problemas. O primeiro sendo a escolha do elenco. A tal detetive parece uma adolescente, sendo jovem demais para convencer como policial. Os roteiristas até tentam justificar sua precocidade, já que ela, quando criança, lia os relatórios dos casos que o pai policial investigava e o ajudava a desvendá-los. Ai cacete!

Depois temos problemas de lógica. Sam Neill, como o irascível agente Emerson Hauser, há anos tem uma equipe montada aguardando o retorno dos prisioneiros, mas ele coloca as investigações nas mãos destes dois manés. Fala sério! Assim não dá! Some-se a isso vilões com motivações esdrúxulas. Os caras não tinham algo melhor para fazer do que voltar a cometer crimes depois de passar tantos anos na prisão? Ou que tal se questionarem como continuam jovens e por onde andaram este tempo todo?

Quanto à trilha sonora, Michael Giacchino é um bom compositor, mas ele repete aqui o mesmo estilo de música de Alias e Lost, com a mesma sempre elevando-se ao final de cada segmento dos episódios, para dar impacto e suspense, o que já ficou mais que repetitivo. Acho que está na hora de ele variar um pouco e fazer algo de novo.

Seria Alcatraz um 'Enrolost'?
Se esta série deveria ser o novo Lost, passaram foi longe. Se “Enrolost” acabou decepcionando, com a não explicação dos inúmeros mistérios criados, pelo menos, no começo, cativava pelos ótimos personagens. O que aqui não acontece. Além de que colocar um nerd como personagem para agradar a uma parcela da audiência já ficou meio cansativo, pois várias séries tem feito isto, de Heroes a Dollhouse.

Série policial disfarçada de fantasia
Apesar de parecer uma série de fantasia, Alcatraz é na verdade mais um seriado policial disfarçado por elementos fantásticos. Ao exemplo de Lost, alguns mistérios vão sendo mostrados a conta-gotas, como pessoas que trabalham para Hauser que estiveram envolvidas com a prisão e que também não envelheceram, ou o fato dos presos terem sido submetidos a experimentos, mas nada é revelado. E, devido ao fato de que alguns dos envolvidos na produção terem sido responsáveis por Lost, os enigmas devem ser esticados ao máximo, frustrando o expectador e fazendo com que a história não ande a contento.

A primeira temporada teve treze episódios exibidos pelo canal americano Fox, mas a série corre o risco de ser cancelada devido à fraca recepção do público.

Já vai tarde!

5 comentários:

  1. Nem vou me atrever a assistir um seriado desse. Me arrependi com todas as minhas forças de ter assistido Lost até o final..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo absolutamente. J.J. Abrams vem perdendo o seu toque.

      Excluir
    2. Give J.J. a chance!
      Ele está dirigindo o novo Star Trek!
      Temos que ter esperança...

      Excluir
  2. Eu acho que J.J. merece sua chance, assim como todo mundo, mas que as últimas obras deixaram a desejar, com certeza. Cito Lost, mas sei que ele só começou (mas mesmo assim) depois Star Trek (muitos exageros e ficou faltando muito para ser ST) Super 8 começou espetacularmente bem e acabou espetacularmente mal. Fringe eu nem sei, só assisti à primeira temporada, gostei, e vou tirar o atraso, então não posso falar muito dessa. E agora com essa crítica sobre Alcatraz... Sei não, mas a coisa não tá prometendo tanto assim. Ainda, tenho muita esperança, pq se ele não fizer ST decolar de uma vez, acho é que é o fim definitivo. Tem muita gente que nunca assistiu o filme, o fandom tá indo em busca das fanfictions, muito boas, por sinal. Sei não...
    Fargon Jinn

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk já vai atrde foi otimo aushaushaushausha

    ResponderExcluir