sexta-feira, 13 de abril de 2012

Coisas de interesse nerd

SÉRIE: CRÔNICAS NERDS


por Fargon Jinn

Pois é amigos exploradores, sendo este um site de nerds, feito por nerds e para nerds, resolvi que estava na hora de tomar coragem e escrever sobre coisas que tem a ver conosco, diretamente. Ou seja, aquilo que fazemos, por que fazemos e como fazemos.

Nerdisses em tempos recentes deixou de ser um `palavrão` e tornou-se, em muitos casos, elogios. Por exemplo, quando se trata de sala de aula - Pô! O cara é nerd, então é inteligente...! - ou - Quero me sentar atrás daquele nerdinho, assim ele pode me passar cola (e se for no Ceará, a gíria é `pesca`)! - ou - Vamos por aquele nerd no nosso grupo, para fazer o trabalho que o professor de matemática passou? - mas outro acrescenta - Tarde demais, o grupo 3 já chamou ele!

Se for no trabalho... - Chefe, estou precisando implementar esse banco de dados, mas vai precisar de horas de compilação e precisa alguém para ficar pageando (se for no Ceará, é `pastorando`) o computador! - e o chefe responde - Ah! Então passa pro Duda que ele é nerd e se dá bem com banco de dados! - ou - A Karina é espertinha, mal viu um nerd dando sopa e já agarrou o miserável. O nerd de hoje é o empresário de amanhã, ela está investindo pro futuro!

Não que nós estejamos livres de sofrer e viramos heróis da sociedade. Ainda somos alvo fácil de bullings; somos os últimos a perder a virgindade, no colégio; teremos sempre dificuldade de estabelecer conversas sobre amenidades; continuaremos sendo os retardados sociais por toda a adolescência e o começo da fase adulta. Alguns nunca deixarão de ser.

E por falar em amenidades: Uma amiga me perguntou, como é que nerd diz não gostar de falar de coisas como novelas, reportagens policiais, esportes, moda, etc, por que são assuntos `menores`? Mas perdem horas debatendo furiosamente se o Dr. Fantástico conseguiria superar o Homem-aranha...! Tive que dizer a ela, que este não é um assunto menor. Ela ficou indignada. E comparou a importância disto à notícia de um sequestro.

O que ela não entende, é que debater se a atuação da PM está correta ou não, são assuntos para serem discutidos dentro círculos de especialistas em segurança, e não por um bando de curiosos que só tem acesso àquilo que a imprensa filtrou e deformou, passando um conteúdo tendencioso para fomentar o `debate social`, enquanto eles vendem o horário para o fabricante do sabão em pó ou de eletrodoméstico.

Quando discutimos sobre HQ, games, livros, cinema ou TV, estamos falando de arte. Produção cultural é a própria essência da civilização humana. A nossa sociedade só atingiu o nosso patamar de desenvolvimento, por que geramos e transmitimos conhecimento e informações de geração para geração... Mas, estranhamente ;) ela não conseguiu absorver estas noções...

Mudando ligeiramente o enfoque. Um vídeo começou a circular, por esses dias, no Youtube, muito interessante e engraçado, sobre coisas realmente relevantes. Ele mostra como seria o filme Titanic se tivesse sido feito por um trabalho conjunto de George Lucas, J.J. Abrams e Michael Bay. Deem uma olhada, vale à pena.

Titanic Super 3D

Gostaram? Mas acho que colocar os stormtroopers não seria a melhor contribuição de George Lucas, deveriam ter colocado anões, isso sim seria a coisa mais coerente. Afinal, desde Star Wars, tudo o que o titio fez entram anões... R2-D2, jawa, ewoks, Willow...

Agora me digam, se isso não é um belo exemplo de um assunto nerd... LOL!

Um comentário:

  1. Parabéns. Muito útil essa explicação do que realmente significa o termo NERD.
    Waltes

    ResponderExcluir