quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Game of Thrones: A produção da HBO

por Fabok

Espetacular produção da HBO
Num ano fraquíssimo de produções televisivas, foi uma grata surpresa descobrir Game of Thrones. Baseada no primeiro livro da saga de fantasia A Song of Ice and Fire que hoje se encontra em seu quinto volume, a série lançou seu autor G. R. R. Martin, até então um ilustre desconhecido em terras brasileiras ao status de escritor cult. Hoje em quase todas as livrarias temos uma seção inteiramente dedicada à obra, cujos três primeiros volumes já foram publicados em nosso país.

Cenários primorosos
Com uma produção primorosa e filmagens na Irlanda do Norte e em Malta, Game of Thrones se passa no imaginário Sete Reinos de Westeros. Lá seus “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”, e suas casas nobres estão em um constante jogo de intrigas e batalhas pela conquista do Trono de Ferro.

A série em sua primeira temporada é composta de três núcleos distintos:


Primeiro núcleo


Casas Nobres de Westeros
Aqui somos apresentados às Casas Stark, Lannister e Baratheon. A princípio aliadas, estas três casas desencadeiam um conflito que envolverá os Sete Reinos. Isso acontece quando o Rei Robert Baratheon (Mark Addy de The Full Monty) nomeia Ned Stark (Sean Bean de O Senhor dos Anéis), seu antigo amigo e companheiro de batalhas, para o posto de A Mão do Rei, indo de encontro aos planos da ambiciosa Rainha Cersei (Lena Headey de 300). Robert, que quando jovem era um exímio guerreiro, se recente de ter abandonado sua antiga vida para se tornar rei e prefere passar seus tempos em caçadas. E por ocasião da morte do seu antigo “Mão do Rei”, decide passar o cargo para o honrado Ned.

Estranha semelhança
Jamie Lannister, irmão da Rainha é interpretado pelo ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau. A semelhança do ator com o Prince Charming de Shrek é incrível. Ele e a irmã farão de tudo para tomar o poder. Tudo mesmo.

Peter Dinklage como Tyrion Lannister
O grande destaque deste núcleo é o outro irmão da Rainha, o anão Tyrion Lannister, interpretado com maestria pelo ator Peter Dinklage (Morte no Funeral). Tratado como pária por causa de sua aparência, Tyrion é o único a perceber, com sua inteligência, sagacidade e cinismo, cada movimento do ‘jogo dos tronos’ em que os Starks, Lannisters e Baratheons estão envolvidos.


Segundo núcleo


A Muralha
Girando ao redor do filho bastardo de Ned, Jon Snow, este é tratado com indiferença pela esposa de Ned, Catelyn Stark e sabe que nunca terá os mesmos direitos dos filhos legítimos de Ned. Jon decide partir para a Muralha e se juntar à Patrulha do Norte, uma ordem que recruta suas fileiras entre exilados e criminosos que escolhem o exílio na Muralha a serem executados ou presos em suas terras de origem. A Muralha é uma gigantesca fortificação de gelo de mais de 210 metros de altura e 400 km de extensão separando Westeros das míticas “terras sem lei do norte” e seus perigos, fontes de sangrentas guerras num passado muito remoto.


Terceiro núcleo


Emilia Clarke é Daenerys
Por fim temos o núcleo centrado em Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). Ela e seu irmão Viserys são os únicos herdeiros vivos do Rei Aerys II, cujo trono fora usurpado por Robert que, ainda, ordenou o massacre dos Targaryen.

Jason Momoa como Drogo
Daenerys é tratada por seu ambicioso e vingativo irmão com uma mercadoria, e acaba oferecendo-a em casamento a Khal Drogo (Jason Momoa, de Connan), senhor da guerra do bárbaro povo nômade Dothraki, planejando usá-los para reconquistar o Trono de Ferro.

A casa Targaryen séculos antes fora capaz de dominar dragões, agora extintos há muito, e usá-los em batalha para conquistar o poder. O inesperado acontece quando a jovem Daenerys e Drogo se apaixonam, colocando em cheque os planos de Viserys.

Em Guerra dos Tronos há força também nas mulheres

Seres fantásticos
O interessante é que o elemento fantasia, pelo menos num primeiro momento, não é o foco da série, você esqueça completamente dele, mas na metade final da temporada ele ganha cada vez mais importância. Uma dica ao explorador desavisado, não se apegue muito aos personagens... Assista, ou até mesmo leia, e descubra o por quê.


As expectativas são altíssimas para a segunda temporada baseada no livro seguinte da saga, A Fúria dos Reis. Consideravelmente maior e com muito mais batalhas que o anterior, exigirá um enorme trabalho da HBO para não desapontar os fãs. Se pensarmos mais adiante o terceiro livro, A Tormenta de Espadas está na casa das mil páginas. E o autor G. R. R. Martin já avisou que a saga só se completará com sete livros. A pergunta é: 13 episódios por temporada serão suficientes para uma trama tão complexa? Só o tempo dirá, mas enquanto isso, não deixe de conferir Game of Thrones. 


Uma curiosidade final: prestem bem atenção na ótima sequência de abertura da série que além de uma bela música tema, muda sutilmente a cada episódio de acordo com a região de Westeros focados no mesmo.

Nossa avaliação:
Delta-Shield Diamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário