quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Séries dos anos 90 em alta definição: é viável?

por Fabok

Um belo brasão de armas
Há alguns meses atrás a Paramount anunciou que estaria lançando um blu-ray demo com três episódios de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração remasterizada em HD, para ver se existiria o potencial para o lançamento de toda a série no formato do “raio azul”. Os episódios deste disco são Encounter at Fairpoint, Sins of The Father, The Inner Light.

Um, bem produzido, trailer foi lançado, você pode conferir aqui, mas confesso que não fiquei muito impressionado com o que vi e com os detalhes do projeto. Esperava a série recebesse o mesmo tratamento dado à Série Clássica que, quando foi 'remasterizada' para a alta definição, passou por um processo de restauração 'quadro-a-quadro' e também teve todas as cenas de efeitos visuais refeitas com o cuidado de não se modificar o conceito imaginado nos anos 60. Enfim, um belíssimo trabalho de restauração.

Patrick Stewart é Cap Jean Luc Picard
Já, para A Nova Geração teremos a restauração 'quadro-a-quadro', mas os efeitos visuais não seriam refeitos, eles também iriam passar pelo mesmo processo. Imediatamente a polêmica tomou conta dos fóruns especializados, pois se acreditava que estes efeitos teriam sido gravados em vídeo e não em película como as imagens em live action com os atores. A gravação em vídeo é praticamente impossível de se 'remasterizar' em HD devido a sua baixa resolução original. Para você ter uma idéia do que estou falando: nos anos 80 e 90 os seriados eram gravados em película, mas finalizados e enviados para exibição na TV em fitas magnéticas de vídeo, não muito diferentes das que usávamos nos antigos videocassetes. Numa época em que a esponja de aço, na antena da TV, era usada para dar uma melhorada na recepção da imagem, e o conceito de alta definição nem existia, as fitas magnéticas barateavam o custo de produção e a qualidade oferecida era compatível com as televisões disponíveis.

Box DVD Importado - Maldita Inveja
Confira o que estou falando. Se você tiver o DVD da Série Clássica, assista-o e compare-o com o DVD da Nova Geração. A nitidez e qualidade do primeiro é muito superior ao do segundo, que tem uma imagem meio que borrada e sem vida, mesmo tendo sido gravado 20 anos depois. A Série Clássica foi toda finalizada em película, o que facilitou sua 'remasterização' ainda para o seu lançamento em DVD. Já as aventuras da Enterprise D não puderam passar pelo mesmo processo, e o master, em vídeo Betamax, foi gravado e lançado sem modificações no DVD.

Ponte da Enterprise, nenhum CGI
A Paramount, contudo, tinha um 'coelho na cartola'. Diferentemente do que se acreditava, os efeitos visuais foram também gravados em película e passaram pelo mesmo cuidadoso processo de restauração das cenas live action. A ILM foi responsável por grande parte dos efeitos da série e utilizava as mesmas técnicas, maquetes e câmeras com controle de movimento por computador, utilizadas nos próprios filmes de Jornada e Star Wars, por exemplo.

Robert Legato
Mais tarde os efeitos visuais ficaram a cargo de Robert Legato, que nos anos seguintes ganharia o Oscar em produções como Apollo 13, Titanic, Avatar, entre outros. Ou seja, o trabalho de Legato e da ILM definitivamente vale a pena ser restaurado. Estamos aqui falando da escola clássica de efeitos visuais, quando gigantescas maquetes eram filmadas num processo lento e trabalhoso, mas que são em muitos aspectos mais realistas que os feitos por computador de hoje em dia.

Para provar a qualidade do projeto, a Paramount lançou um segundo trailer. Confira aqui. As imagens são de cair o queixo. Veja as fotos:

Encounter at Fairpoint - Piloto Encounter at Fairpoint - Piloto
The Inner Light - 5ª Temporada Sins of The Father - 3ª Temporada
Clique para ampliar

O mais surpreendente é que as imagens apontam para uma transferência em widescreen, mas esta informação ainda não foi confirmada pelo estúdio. Mas o que A Nova Geração em HD pode trazer, caso seja um sucesso de vendas?

De cara, séries finalizadas da mesma maneira, mas que tenham preservadas as películas originais poderiam passar pelo mesmo processo. Arquivo-X, Millennium (uma ou mais temporadas rodadas em widescreen), Babylon 5 (toda rodada em widescreen), Deep Space 9, e Voyager são as candidatas mais prováveis.

Star Trek: Voyager
O problema ainda seriam os efeitos visuais. Babylon 5 é o caso mais problemático. Seus efeitos foram inteiramente feitos em computador, mas finalizados em vídeo e, para piorar, todos os modelos projetados para a série foram perdidos. Tudo teria que ser feito do zero. Deep Space 9 e Voyager foram gravadas nos mesmos moldes da Nova Geração. Sobre Arquivo X, não se sabe nem o estado, nem como foram gravados seus efeitos visuais, o mesmo acontece em Millennium. No final tudo vai depender do custo da 'remasterização'. As séries de Jornada têm fãs dispostos a pagar por ela. Será que os fãs das demais também estariam? Eu sei que eu estaria. E você, caro explorador? 

2 comentários:

  1. Este artigo é espetacular, Fabok, e muito esperançoso. As imagens realmente ficaram estupendas. Tomara que não fiquem apenas nestes 3 episódios. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Esqueci de dizer que o disco demo sai em 31/01/2012. Gostei muito das fotos do artigo, de onde é aquele Box de DVD da Nova Geração? Espetacular!

    ResponderExcluir