segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1

por Fargon Jinn

Meu Deus! O que fizeram com este filme?

Poster de A Hora do Espanto (1985)
Acompanhei a Saga desde o primeiro filme, no cinema. Não sou apaixonado pelos temas vampirescos. Adorava Christopher Lee no papel, e ainda o vejo como o vampiro mais 'estiloso' de todos os tempos. Gostei muito de Frigth Night (1985), o mais novo nem me atrevi. Prá que estragar algo que foi tão bem feito? Me deixe com minhas lembranças perfeitas daquilo. Entrevista com o Vampiro (1994) não mexeu comigo. Mas Crepúsculo e sua saga me pegou desprevenido. Uma visão nova, original e com uma trama inteligente, sem clichês. Gostei. Assisti Lua Nova (2009) e Eclipse (2010) não me decepcionaram. O triângulo amoroso achei chato e cansativo. Eu sei. É o núcleo da história. Mas eu prefiro me ater ao pano de fundo. Acho mais interessante o mundo vampiresco criado por Stephenie Meyer, com os lobisomens, a comunidade chefiada pelos Volturi, os poderes extras que cada um tem, e a história dos 'vegetarianos'.

Mas o que foi este penúltimo filme, Amanhecer Parte I?

Um pé no saco... no mínimo!

Preparação para o casamento
História arrastada, sonhos ou pesadelos a cada minuto, todo mundo com cara de 'bunda azeda'. Faltou ação, faltou trama, faltou dramaticidade. Que diabo é esse Robert Pattinson? E Kristen Stewart então? Tem dupla mais insossa que essa? Agora vejo o que já suspeitava desde o primeiro filme. Eles são péssimos atores. Bons atores teriam minimizado as deficiências do roteiro com overacting ou exigências de melhorias nos scripts. Mas eles não tem bagagem nem para perceber a porcaria que estavam fazendo.

Taylor Lautner é Jacob Black
Destaque para Taylor Lautner. O garoto é bom. Sua atuação é convicente. Tem expressão, voz e classe. As mulheres acrescentariam beleza.

David Slade (para os ingleses isso é igual a
"vá se fuder", e com as duas mãos)
Parabéns Slade!
David Slade já vinha mostrando desde o Eclipse que não seria capaz de fazer coisa muito boa, o filme, embora cumprisse seu papel, foi mal dirigido. Tomadas de cenas despropositadas. Mal editado e de novo concentrado no conflito do triângulo amoroso, ao invés de focar na guerra. Estamos falando de cinema. Não se pode transpor um livro para a telona do mesmo jeito. Cinema exige mais movimentação.

Esse diretor deveria voltar a fazer clips musicais, ele deve ser muito bom nisso.

Kristen Stewart - beleza insossa
Na primeira hora de exibição de Amanhecer eu ouvi um cara bocejar do meu lado. Poderia jurar que tinha errado de sala e estava assistindo a um filme de arte. Adoro filme de arte, mas quando se esta preparado para assistir um filme de ação, não queremos ver passeios românticos pelas paisagens brasileiras, aliás muito mal exploradas. Nem queremos uma cena de sexo tosca. Nem queremos os pesadelos e os devaneios de uma adolescente morrendo de tesão por um centenário 'broxa' que adora jogar xadrez na própria lua de mel. Vá à merda!!!

Para piorar alguém perdeu a mão no CGI. Parecia que estávamos assistindo um especial para o Discovery Channel, que aliás são muito mais bem feitos.

Ashley Greene é Alice Cullen
a vedadeira grande beleza da Saga
Não me sai da cabeça que Harry Potter abriu o precedente. Como último capítulo da série, eles resolveram 'esticar a baladeira' até conseguir fazer de um, dois filmes. Uma pena, se eu tinha intenção de um dia vir a ter a série na minha coleção de filmes, esta nojeira acabou com o meu interesse. Harry Potter tinha justificativa. Desde o quarto livro que eles mereciam mais de um filme por livro. Perceberam tarde. Mas crepúsculo?! Esse é um perfeito exemplo de como não se fazer um filme.

Fiz questão de organizar meus horários e de minha esposa para assistirmos com minha filha, já que assistimos juntos desde o primeiro. Ela é fã incondicional da série. Mas nem ela suportou tantas cretinices.

A trilha sonora escapou. Felizmente os quatro filmes têm uma ótima qualidade musical. A melhor cena, talvez a única cena boa, ocorre durante os créditos. Portanto quem for assistir não vá embora apressadamente. Fique mais um pouquinho e poderá sentir que o seu dinheiro não foi tão disperdiçado.

Clique para ampliar
A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1): 2011, EUA
Direção: David Slade
Roteiro: Melissa Rosenberg
Elenco: Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner

Nossa avaliação:
Delta-Shield Ferrugem

2 comentários:

  1. Desculpa Fontes, comecei lendo essa matéria porque vi "Frigth Night (1985)" e o nome "Christopher Lee" mas quando vi que 70% dela se tratava de Falar sobre lobisomem pelado e vampiro Q mais parece fada, eu parei de ler na hora, me desculpe!
    Há!!! Eu tenho certeza Q "Frigth Night (2011)" vai ser 1.0000% melhor do Q essa "saga", vou assistir e te dou a certeza disso, sem spoilers é claro! Abração! Ass.: Rodrigo Alpoim

    ResponderExcluir
  2. Ferrugem?!é muito pro Crepúsculo xD

    ResponderExcluir