SERIES DE TV
por Fabok
O Santo Graal para os que acreditam em teorias conspiratórias, é a suposta existência de um complexo sistema computacional chamado de Echelon. Ele seria capaz de interceptar e rastrear todas as ligações telefônicas, emails e SMS, vinte e quatro horas por dia, em busca de possíveis ameaças terroristas.
Jonathan Nolan |
Com base nisso, J.J. Abrams, que adora tramas mirabolantes, desenvolveu junto com Jonathan Nolan (irmão do diretor Cristopher Nolan), o roteiro para a série Person of Interest. Nela um ex-agente da CIA, John Reese (Jim Caviezel - Jesus, em A Paixão de Cristo), é recrutado pelo misterioso bilionário Harold Finch (Michael Emerson - mais conhecido como Ben, de Lost) para evitar que crimes violentos aconteçam na cidade de Nova York.
Michael Emerson e Jim Caviezel |
Até aí parece mais uma série policial padrão, só que o personagem de Herold Finch, após os ataques de 11 de setembro, criou e construiu um sistema para o governo que usa a informação coletada pelos onipresentes sistemas de vigilância da cidade para prever futuros ataques terroristas. Mas, o sistema criado por Finch acaba indo além do planejado e, também, consegue prever crimes comuns. O Governo, contudo, não demonstra interesse em resolver crimes "menores". Finch, indignado, sente-se compelido a fazer justiça.
Acessando o sistema através de um 'backdoor' |
John Reese, contratado pelo bilionário, vê neste trabalho a oportunidade de se livrar dos fantasmas de seu turbulento passado. Com sua bagagem militar ele é a força bruta da dupla, enquanto Finch opera o sistema através de um backdoor, deixado por ele durante o desenvolvimento, anos atrás. A máquina não é capaz de prever quando ou onde o crime vai acontecer. Ela apenas envia o número do seguro social que pode ser tanto da vítima, como do criminoso, na eminência do crime acontecer.
Kevin Chapman (Sobre Meninos e Lobos) é Lionel Fusco |
Reese acaba por obrigar um policial corrupto, o detetive Lionel Fusco (Kevin Chapman), a ser seu informante dentro da polícia. Só que as ações de Reese e Finch acabam por chamar a atenção da detetive Joss Carter (Taraji P. Henson, de Karate Kid), que começa por conta própria a investigá-los. Apesar de trabalharem juntos, Reese não sabe nada sobre o passado de Finch, gerando constantes atritos entre os dois.
A série conta com um elenco principal pequeno, o que garante boas atuações. Apesar de um começo típico de série policial, na qual é sempre resolvido o crime da semana, Person of Interest começa a ficar envolvente quando desenvolve sua própria mitologia. Onde está esta máquina? Ela é senciente? E quem são realmente Finch e Reese? Além disso a entrada do personagem Carl Elias (Enrico Colantoni, de Galaxy Quest) coloca Reese em uma situação que renderá bons frutos para o futuro da trama. Outro ponto positivo é que a série é filmada realmente em Nova York, dando um nível maior de veracidade, além de um charme a mais.
Person of Interest vem conquistando uma boa audiência nos EUA, inclusive recentemente foi premiada com o People's Choice Awards de melhor nova série de drama e acabou de ser renovada para uma segunda temporada. Por aqui a série é exibida no canal Warner.
Vale a conferida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário