quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sherlock

SÉRIES BRITÂNICAS
por Fabok

O que aconteceria se Sherlock Holmes vivesse no século XXI? Na série inglesa da BBC, o icônico personagem de Sir Arthur Connan Doyle vive nos dias atuais enfrentando desafios tão surpreendentes quanto aos dos livros originais.

Residência tradicional na Baker Street
Sherlock mantém alguns dos elementos tradicionais como o lendário endereço Baker Street, enquanto Watson ainda é um veterano do conflito no Afeganistão. E, invariavelmente, seu caminho cruzará o de Moriarty. O primeiro encontro de Sherlock e Watson é virtualmente idêntico ao do livro “A Study in Scarlet”, que por sinal é referência ao título do primeiro episódio da série: "A Study in Pink".

Interpretado pelo ótimo Benedict Cumberbatch, Sherlock é um homem prisioneiro de sua genialidade patológica. A única coisa que o estimula intelectualmente são os casos em que ele trabalha como consultor da polícia. Já Watson (Martin Freeman, o Bilbo Baggins do futuro filme The Hobbit) é um homem cuja vida perdeu o rumo, e acaba por tornar-se o “fiel escudeiro” de Holmes, a princípio, numa tentativa de entender o que se passa em sua mente. A mente de Holmes funciona de uma maneira tão diferente que toda vez que o personagem entra em um processo dedutivo mais complexo, uma espécie de infográfico aparece na tela ao estilo do filme “Uma Mente Brilhante”.

Martin Freeman e seu Bafta
O trabalho de Freeman é tão marcante que lhe valeu um Bafta (maior prêmio de cinema e TV britânico) de melhor ator coadjuvante em 2011 com o personagem.

A série tem uma ótima fotografia que aproveita muito bem o estilo arquitetônico único inglês, além disso há um cuidado especial com o desenvolvimento de personagens, muito diferente das produções americanas que, em sua maioria, acabam por focar na ação. Um único aspecto negativo é que a primeira temporada de Sherlock tem apenas três telefilmes de noventa minutos. Quando você já está viciando nas tramas e nos personagens... Pronto, acabou! A segunda temporada terá mais três telefilmes e estreará em janeiro de 2012.


Sherlock ainda não chegou às TVs brasileiras, mas a distribuidora Log On já lançou a primeira temporada por aqui. Quando me perguntam qual foi minha série favorita do ano, a minha reposta é óbvia:

- Elementar, meu caro. A resposta é Sherlock!

3 comentários:

  1. descobri o blog hj, e olha... ja vi q vou virar varias noites ate ler todo o conteudo, parabéns!!! excelente, td q eu qria junto!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maryna, muitíssimo obrigado pelo comentário e pelos elogios. Mande um e-mail para nós com seus dados, temos um brinde para você.
      Fargon Jinn

      Excluir
  2. Valeu Maryna! Continue nos visitando!

    Fabok

    ResponderExcluir