por Fagon Jinn
Steven Spielberg encampou um novo projeto. Terra Nova é uma série de aventura sob uma cortina de ficção científica, para televisão. Realmente a FC não é a parte mais representativa do show. Em geral, as séries de televisão com fundamentação neste gênero acabam sendo mais um novelão dramático do que ciência e tecnologia, estes aspectos entram nos equipamentos, armamentos etc, mas a discussão do emprego das novas descobertas científicas fica para poucos episódios.
Em 2149 a Terra está exaurida, a superpopulação esgotou o espaço. Não existem mais fauna ou flora, o ar e a água são nocivos, o controle populacional pode mandar para a cadeia quem tiver mais filhos do que o permitido. A humanidade está com seus dias contados. Cientistas descobrem como fissurar o contínuo espaço-tempo e encontram uma passagem, de mão única, para 85 milhões de anos no passado, em plena idade coniaciana, cretáceo superior. Gigantes povoam o planeta.
Stephen Lang como Cmt Nathaniel Taylor |
Alguns bravos exploradores, entre eles Nathaniel Taylor (Stephen Lang de Avatar – 2009), viajam para esse passado longínquo em busca de soluções para o presente. As condições são tão melhores que eles decidem criar uma colônia. Como curiosidade: o nome Taylor é uma referência ao Taylor que viaja para o futuro em Planeta dos Macacos (1968).
Aos poucos, peregrinos bem selecionados vão chegando à colônia e ajudam a criar uma cidade e uma sociedade com novos valores sócio-políticos, econômicos e de respeito à natureza.
Não se sabe a princípio se as ações realizadas no passado vão alterar o presente, ou se uma nova linha temporal está se desenvolvendo. Nos primeiros episódios isso não é considerado importante. Mas tem-se a impressão que haverão implicações consideráveis em relação a estas questões.
Os Shannon |
A família Shannon é a protagonista, e é através deles que este mundo nos é apresentado. Jim, um ex-policial de Chicago, e fugitivo do sistema penal, consegue chegar a Terra Nova com sua família. Elisabeth, sua esposa, é uma cirurgiã e mãe de três, Josh, Maddy e Zoe. Apesar de sua chegada atribulada eles logo se ajustam e se mostram importantes para o desenvolvimento e funcionamento da colônia.
Dean Geyer como Mark Reynolds |
Os conflitos vêm através de um grupo dissidente conhecidos como os Sextos. Sendo o grupo dos Shannons a décima peregrinação, os Sextos chegaram com a sexta devendo, por missão, juntarem-se a Lucas Taylor (filho do Comandante Taylor), cientista, enviado com a missão de criar uma forma de levar para o futuro riquezas e matéria prima, para os ricos e poderosos, fazendo pai e filho se tornarem inimigos.
Além disso, temos os conflitos que surgem em qualquer sociedade, mesmo as bem estruturadas. Operações criminosas, jogos, drogas e outros vícios são alguns dos problemas a se lidar no dia-a-dia de Terra Nova. Todos têm seus interesses e cada um busca os seus meios para obtê-los, legal ou não.
Landon Liboiron é Josh Shanon |
Nossa família, os Shanons, também vêm com uma boa dose de problemas e interesses conflitantes, tanto na família como na nascente sociedade.
A série já está na produção do décimo-segundo episódio, mas as notícias não são muito esperançosas. A audiência vem caindo a cada semana. E talvez não vejamos nada após o décimo-oitavo, se chegar a tanto.
Os efeitos visuais ainda estão capengas, o roteiro está evoluindo muito lentamente e isso faz com que o público se desinteresse. Os personagens não são muito marcantes, e mesmo Stephen Lang ainda não construiu uma personalidade muito clara para o Comandante Taylor. Os conflitos não diferem muito do que vemos na maioria das séries, e o grande mistério ainda não deu às caras.
Clique para ampliar |
No geral, estou gostando do desenvolvimento da série. Se lhes for dado tempo suficiente, poderemos ver um crescimento interessante. Mas este é o tipo de programa que esquenta a partir da metade da temporada. A segunda temporada tem potencial para ser bem interessante.
O negócio é torcer pelo sucesso.
Nossa avaliação:
Delta-Shield Prata |
Olá Fontes, mais uma boa matéria, assisti 3 eps. e gostei, vou assistir o resto, mas justamente falando sobre a figura onde é feito um cheklist, fala sobre o meteoro, e isso é um bom assunto para o dia 14 no "Viva la Vaca", até lá e me lembra de tocar nesse assunto, abraços. Rodrigo Alpoim
ResponderExcluirValeu Rodrigo, obrigado pelo comentário e o elogio. Detalhe amigo, sobre a figura check list, aquilo é meio que uma piadinha nerd. Nada a ver com o que aparece na série. Visto que o meteoro só cairá 20 milhões de anos após a fundação de Terra Nova, em 65 milhões AC.
ResponderExcluir