segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Outcasts


SÉRIES BRITÂNICAS


por Fabok

Série de 1994
A colonização de novos mundos sempre foi um dos temas mais recorrentes e fascinantes da ficção científica. O conceito já foi levado às TVs várias vezes, mas curiosamente não consegue atrair um grande público. Steven Spielberg tentou ainda nos anos 90 com Terra 2 e foi um retumbante fracasso, mesmo assim ele não se deu por vencido e tentou novamente em 2011 com Terra Nova (não deixem de conferir o excelente artigo de Fargon, Terra Nova e Terra Nova II). O seriado acabou sua primeira temporada e está enfrentando grandes dificuldades para ser renovado. Ainda no mesmo ano foi a vez da BBC com Outcasts, mas que acabou sendo cancelada após oito episódios.

Hermione Norris e Liam Cunninghan
A série nos mostra o dia a dia dos pioneiros colonizadores do planeta Carpathia, uma homenagem ao navio de mesmo nome que foi o primeiro a prestar socorro as vítimas do naufrágio do Titanic em 1912. Assim como o navio, o planeta é um porto seguro, só que agora os náufragos são os sobreviventes do que restou de uma Terra incapaz de sustentar vida após um devastador conflito que resultou em guerra nuclear. A vida em Carpathia é difícil e cheia de desafios, mas já faz 10 anos que os primeiros colonos chegaram e hoje Forthaven, único assentamento humano no planeta, é a última esperança de sobrevivência para a espécie humana.

Jamie Bamber como Mitchell Hoban
A aparente tranquilidade do lugar é quebrada quando Mitchell Hoban (Jamie Bamber, o Apollo de Batlestar Galactica - 2003 a 2009), integrante de grupo de colonos responsável pela exploração do planeta e segurança externa de Forthhaven chamados de Expedicionários, em um ataque de fúria, mata a mulher e foge do assentamento levando seu filho. As ações de Hoban acabam por expor a verdade sobre os momentos negros da história do assentamento, quando os colonos foram expostos a um vírus mortal e o destino dos Advanced Cultivars, um grupo de clones criados para sobreviver em condições ambientais adversas. Quase ao mesmo tempo, provavelmente a última nave transportando sobreviventes da Terra se aproxima, trazendo consigo o ambicioso Julius Berger (Eric Mabius, mais conhecido por seu trabalho em Ugly Betty - 2006 a 2010) que tem uma agenda própria entrando em conflito com o presidente de Forthhaven, Richard Tate (Liam Cunningham,  Game of Thrones - 2011) e Stella Isen (Hermione Norris, Wire in the Blood - 2002 a 2009) responsável por manter a ordem da colônia.

Como é tradição nas séries inglesas, Outcasts é bem cerebral, com muitos diálogos e com ótimas interpretações principalmente de Cunningham e Norris. Claramente os roteiristas tentam fazer um paralelo com a conquista do oeste americano. O visual empoeirado e seco de Forthaven parece saído dos filmes western. Também ajuda o fato das gravações terem sido feitas na África do Sul e a fotografia tira proveito da desolação natural do lugar para transformá-lo num planeta alienígena.

Advanced Cultivars (clones)
Outcasts, entretanto, apresenta alguns problemas. Apesar de um enredo interessante, falta um pouco de ação. Além disso há algumas incongruências. Por que não há veículos aéreos ou mesmo terrestres na colônia? Todas as explorações são feitas a pé. Estranho, já que estamos em 2060. Em algum ponto é mencionado que o planeta tem um forte campo magnético e de radiação ao seu redor, o que dificulta naves no processo de reentrada, mas não fica claro se este seria o motivo da ausência de veículos motorizados. Carpathia não possui vida animal. Até aqui tudo bem, mas em nenhum momento vemos animais em Forthaven. Nem ao menos um cachorro de estimação. Será que os colonizadores não trariam animais para criação, nem mesmo cavalos para facilitar a exploração do local? E num erro de continuidade (ok, podem me chamar de chato...) em um determinado episódio, vemos um pássaro voando tranquilamente durante uma cena. Sobre o destino da Terra, nada é dito explicitamente, você tem que ficar atento às entrelinhas. Mas nada disso torna a série menos interessante.

Amy Manson e Daniel Mays
A sensação de isolamento é muito bem trabalhada. As constantes explorações feitas pelos oficiais de segurança Fleur Morgan (interpretada pela bonita atriz Amy Manson), Cass Cromwell (Daniel Mays) e o expedicionário Jack Holt (Ashley Walters) só aumentam a sensação de solidão e mistério de Carpathia. Com tão pouco do planeta explorado, estariam os colonos realmente sozinhos? Outcast em inglês pode ser traduzido como pária ou exilado, e à medida que descobrimos quem é quem na série, fica difícil determinar quem são os outcasts. Seriam os colonos, os AC (clones) ou algo mais?


Infelizmente esta pergunta ficará sem resposta, pois a série foi bombardeada com críticas negativas que acabaram por prejudicar a audiência. Além disso, na época de sua estréia, a BBC estava sendo muito criticada por sua guinada criativa dando ênfase em produções de ficção científica, que ainda é considerando um gênero menor por muitos. O ambicioso projeto criado por Ben Richards acabou por se tornar um grande fracasso, só restando à BBC cancelá-lo ao final da primeira temporada.

A pergunta é: Vale a pena assistir? A resposta, exploradores, é um retumbante "sim". Apesar do final prematuro, vários mistérios são resolvidos ao final da temporada. E ainda que Outcasts apresente alguns problemas, foi uma das melhores produções de ficção científica de 2011. Portanto, não deixe de conferir.

Até a próxima!

Outcasts: 2011, Reino Unido
Criação: Ben Richards
Roteiros: Ben Richards, Jack Lothian e David Farr
Elenco: Liam Cunningham, Hermione Norris, Amy Manson, Daniel Mays, Ashley Walters, Michael Legge, Langley Kirkwood, Jeanne Kietzmann, Eric Mabius e Jamie Bamber

Nossa avaliação:
Delta-Shield Ouro

2 comentários:

  1. Cara, eu gostei muito dessa série, achei que os caras tinham um potencial gigantesco. Alí teríamos Arthur C. Clarke, 2001, Solaris, Asimov, Heinlein, Philip K. Dick, etc. Senti muito o cancelamento. Mas isso já é um padrão inglês, a maioria do que acontece de bom lá, é FC. A maioria do que é cancelado é FC. Então... Paciência. Gostei muito do artigo, Fabok. Vamos ter outros artigos sobre as ótimas séries Britânicas. Já foi Sherlock e Outcasts. Tem muita coisa boa ainda...

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Tenho que recomeçar a assistir Doctor Who, parei na quarta temporada...
    Valeu!

    ResponderExcluir