quarta-feira, 21 de março de 2012

Gamer brasileiro sooofre!!!


SÉRIE: GAMES


por Fabok

O gamer brasileiro sofre. Se você, explorador, gosta de jogos, sabe do que estou falando. Temos até uma ótima variedade de títulos no mercado, mas os preços...

Para aqueles que jogam em consoles como PS3 e XBOX 360 a coisa fica pior ainda. Os títulos aqui são simplesmente taxados como jogos de azar e, em alguns casos, com mais de 100% de acréscimo. É por isso que lançamentos como Mass Effect 3 são encontrados na casa dos R$200,00.



Já existe uma proposição para acabar com este disparate. No final de 2011, a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou um projeto que estende às fabricantes de jogos eletrônicos os mesmos benefícios que já existem para os fabricantes de itens de informática. O problema é que a proposta terá ainda que passar por mais três comissões para finalmente ser aprovada pelo congresso. Há até um movimento na internet: www.jogojusto.com.br, que tem a intenção de chamar a atenção dos gamers sobre o problema.

O que podemos fazer, sem recorrer à pirataria, para termos acessos aos jogos com preços justos? Os jogadores de PC's podem recorrer a serviços de compra digital pela internet. Bastando para isso ter um cartão de crédito internacional ou uma conta no PayPal. Inclusive, o Steam (www.steam.com.br), talvez o mais popular destes, conta com uma versão do site em português. Outro muito conhecido, mas com um foco em games antigos é o Good Old Games (www.gog.com).

As vantagens para se comprar jogos assim são muitas. Uma vez adquirida a licença, você poderá fazer o download dele quantas vezes sejam necessárias. No meu caso, quando reativei minha conta do Steam, eles me deram a opção de fazer o download da coleção The Orange Box do jogo Half Life, comprado ainda em 2007 em mídia física e registrado na época via internet. Quanto aos preços, no Steam, os jogos novos saem com o preço similar ao encontrado por aqui, só que se o gamer tiver um pouco de paciência, passada a febre do lançamento começam as promoções e os valores começam a cair significativamente. Além disso, durante datas especiais como o Natal e a Black Friday(1), há descontos que chegam a 80%. Títulos recentes, que são até mais difíceis de encontrar por aqui, são vendidos com preços ótimos. Num fim-de-semana recente, por exemplo, o excelente Bioshock 2 esteve sendo vendido por menos de U$8,00.

Para os gamers de consoles, a opção é adquirir os jogos através dos seus serviços de distribuição on-line. Para os usuários de PS3, temos a PSN Brasil (Playstation Network Brasil) que, por ser ainda recente, não tem um catálogo grande. Além disso os preços ainda não são interessantes. A opção é o usuário criar uma conta na PSN americana que possui uma enxurrada de títulos com preços muito bons. O Mass Effect 3, por exemplo, custa metade do preço cobrado nas lojas físicas daqui. Na internet você encontrará vários tutoriais de como abrir uma conta por lá. Muitos têm medo de usar o cartão de crédito na PSN por causa da invasão que a Sony sofreu em seus servidores em 2011, quando os números de cartão de milhões de usuários foram acessados por hackers. Neste caso pode-se adquirir os gift cards com créditos para fazer suas compras, mas isso demanda algumas operações mais complexas. O problema é que este serviço não está disponível diretamente no Brasil. No site Mercado Livre o gamer encontra cards sendo vendidos pelos mais diferentes preços, mas infelizmente mais caros do que se comprados diretamente dos sites estrangeiros. Uma opção é o site canadense PC Game Supply (http://www.pcgamesupply.com) que oferece gift cards de jogos on-line e serviços como iTunes e PSN. O site tem uma excelente reputação e aceita PayPal. Quando você faz sua primeira compra, quase que imediatamente receberá uma ligação telefônica (em inglês) para confirmar seus dados. Daí em cerca de trinta minutos o número do gift card é enviado para o cliente via e-mail. Um detalhe: o site cobra cerca de US$5,00 de taxa administrativa em cada compra, ainda sim eles saem bem mais baratos que os oferecidos no Mercado Livre.

Não possuo o XBOX 360, mas encontrei tutoriais na internet dizendo ser possível adquirir jogos na Live (o serviço de distribuição da Microsoft) americana, já que a nacional tem preços bem salgados. Se algum explorador puder nos ajudar aqui, com mais informação a este respeito, por favor fique à vontade mandando as dicas por e-mail ou comentário logo abaixo.

Espero que este artigo possa ajudar os nossos exploradores gamers. Afinal jogar é bom demais, ainda mais quando o nosso bolso agradece.
Até a próxima!

Notas do Editor:
(1) Black Friday (sexta-feira negra): sexta-feira seguinte à 4ª quinta-feira de novembro (dia de ação de graças), a Black Friday pode ocorrer ao final de novembro ou início de dezembro.

2 comentários:

  1. Olá, galera. Segue o Link do Video que eu fiz junto com o JJ Marreiro sobre Star Trek. Espero que gostem.
    http://laboratorioespacial.com/?p=2402
    Vida longa e próspera.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi os videos que vcs fizeram, estou acompanhando. Parabéns pelo trabalho.
    Abraços,
    Fargon Jinn

    ResponderExcluir