RESENHA DE CINEMA
La Herencia Valdemar
por Helder Maia
Sempre fui fã do cinema fantástico espanhol. Atualmente, a Espanha é expoente no gênero, enquanto o cinema americano se perde em refilmagens sem graça. Temos vários exemplares do gênero produzidos por lá, como a cineserie REC, O Orfanato, Os Olhos de Júlia e a série de TV Películas Para No Dormir.
Em O Legado Valdemar, uma especialista em casas antigas é enviada à Mansão Valdemar, uma construção vitoriana, para avaliar seu estado, já que o outro avaliador previamente enviado sumiu sem deixar explicações. Mas como ela também acaba desaparecendo misteriosamente, é contratado o detetive Nicolás Tremel para desvendar este mistério. Enquanto viaja de trem com a Presidente da Fundação Valdemar, lhe é revelado o estranho e sombrio passado da Mansão.
Silvia Abascal como a especialista em casas antigas, Luisa Llorente |
Apesar de ter bastante clima de suspense e atmosfera de terror, o filme dá uma guinada para o drama sobrenatural no grande flashback que conta a história de Valdemar e sua esposa, os quais dirigem uma casa que abriga crianças para adoção. Mesmo chegando às vezes perto do clima de um dramalhão mexicano, é um segmento bem interessante que não destoa do filme. É nesta parte que vemos Valdemar se envolver com o sobrenatural sob a influência do mago Aleister Crowley. Além de Crowley, outras figuras históricas aparecem no filme, como o escritor Bram Stoker e a assassina Lizzie Borden.
Daniele Liotti é Lázaro Valdemar |
Para a surpresa do expectador, a história não se conclui ao final do filme, deixando um gosto de quero mais e várias pontas a resolver. A história de “O Legado Valdemar” é dividida em dois filmes, lançados com um ano de intervalo, o primeiro em 2010 e o segundo em 2011. Uma atitude arriscada, algo parecido com o que George Lucas fez no Episódio 4 de Guerra nas Estrelas.
Mansão Valdemar |
Imagino como devem ter se sentido os espectadores espanhóis, já que tiveram que esperar tanto tempo para ver a conclusão chegar aos cinemas. Quanto a mim, uma semana já foi uma tortura.
Talvez tenha sido por tanta expectativa que acabei não gostando da continuação. Ou talvez por ela tomar um caminho diferente: se o primeiro filme era um drama sobrenatural, o segundo está mais para uma trama policial e de conspiração. Em minha opinião, as histórias dos dois filmes não casam bem.
O Legado Valdemar é claramente inspirado na obra do escritor de terror H P Lovecraft e no "Mitos de Cthulhu". O próprio escritor aparece como personagem no segundo filme, onde é citado o livro Necronomicon.
Então, caro explorador, não perca a chance de ver mais estes exemplares do cinema fantástico espanhol e tire suas próprias conclusões.
O Legado Valdemar (La herencia Valdemar): 2010, Espanha
Direção e Roteiro: José Luis Alemán
Elenco: Daniele Liotti, Óscar Jaenada e Laia Marull
Direção e Roteiro: José Luis Alemán
Elenco: Daniele Liotti, Óscar Jaenada e Laia Marull
O Legado Valdemar II - A Sombra Proibida (La Herencia Valdemar II - La Sombra Prohibida): 2010, Espanha
Direção e Roteiro: José Luis Alemán
Elenco: Silvia Abascal, Óscar Jaenada e Daniele Liotti
Direção e Roteiro: José Luis Alemán
Elenco: Silvia Abascal, Óscar Jaenada e Daniele Liotti
Nossa avaliação:
Filme 1:
Filme 1:
Delta-Shield Prata |
Filme 2:
Delta-Shield Bronze |
Nenhum comentário:
Postar um comentário