quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Trilogia da Totalidade

por Fabok

Finalizando aqui, a nossa série de artigos sobre as três trilogias, discutiremos aqui a Trilogia da Totalidade, como ficou conhecida este último grupo de livros.


Em Captain's Peril, Kirk e Picard vão desfrutar merecidas férias em Bajor, logo após o final da Guerra Dominion. Eles se juntam a um grupo de cientistas que estão estudando as ruínas de uma antiga cidade bajoriana submersa quando membros da equipe são mortos e seus equipamentos sabotados cortando todo o contato com o mundo exterior. Com uma premissa a là Agatha Christie, os dois capitães devem utilizar toda sua experiência para solucionar o mistério. É aqui que Kirk se lembra de uma situação vivida logo após assumir o comando da Enterprise, e que tem um paralelo com os eventos que eles estão enfrentando em Bajor. E esta é, com certeza, a melhor parte do livro. O leitor deve ficar atento aos acontecimentos vividos por Kirk ainda como um inexperiente capitão, pois eles têm ligação direta com a nova ameaça que se aproxima. Ameaça que só fica clara no último capítulo.


Em Captain's Blood, o Império Romulano encontra-se em crise por causa do fracassado golpe de Shinzon. Spock volta a Romulus para mais uma vez trabalhar na unificação entre romulanos e vulcanos, apenas para ser morto numa audiência pública. A Frota Estelar e a Federação estão de mãos atadas já que Spock agira por conta própria. Com a Enterprise em reparos por causa do ataque final de Shinzon, Kirk consegue a ajuda do Capitão Riker da USS Titan, e junto de seus velhos e novos amigos, inclusive seu filho Joseph partem para o coração do Império Romulano.


A aventura se passa após os eventos de Nemesis (2002) e trabalha muito bem com os acontecimentos mostrados naquele filme. Kirk e Picard acabam por descobrir, em Remus, que a verdade sobre a morte de Spock esconde uma ameaça muito maior, a Totalidade. Uma entidade de outra dimensão, com enorme poder e, que simplesmente, quer acabar com a vida como conhecemos por todo o universo.

Mas o que é a Totalidade? E por que a enviada deles, Norinda, que Kirk encontrara pela primeira vez ainda como capitão da Enterprise, tem um interesse especial em seu filho? Estas são as grandes questões que acompanham o leitor durante este épico.

Capitan's Glory é o final desta saga. A Totalidade prepara seu assalto final. De uma hora para outra, naves por todo o quadrante são destruídas ou danificadas simplesmente ao entrarem em velocidade de dobra. Distâncias que podiam ser percorridas em semanas, agora podem demorar séculos isolando planetas, naves e estações espaciais. A Federação novamente se encontra à beira do caos.

Apesar da ameaça, Kirk e Picard estão em lados opostos em como enfrentar a Totalidade cabendo a Riker e Troi serem a ponte entre os dois. Qual o preço que Kirk pagará para tentar salvar a Galáxia? Será ele absorvido pela Totalidade? Num final emocionante, encerra-se a saga de James T. Kirk no século XXIV.

Collision Course:
A última parceria de Shatner e o casal Reeves-Steves, traz Kirk de volta a seus dias na Academia da Frota Estelar. Aqui vemos o primeiro encontro de Kirk e Spock ainda na academia. Infelizmente o livro não agradou. Talvez por ter sido lançado muito próximo a Star Trek de J.J. Abrams e com uma temática muito parecida. O livro apresenta alguns dos mesmos problemas do filme de 2009 que incomodaram os trekkers, mudanças na cronologia e no canon. O que era para ser uma nova trilogia, aparentemente ficou restrito a uma só obra.



clique para ampliar
Não podemos ainda comentar Collision Course. Está na fila de leitura, e faremos o review assim que o lermos. De qualquer maneira, o fã de Jornada que conhece um pouco de inglês não pode deixar de conferir os livros do Shatnerverse. O trabalho de Shatner e do casal Reeves-Steves é sem dúvida alguma o que há de melhor na extensa carreira literária de Jornada nas Estrelas. Colocando-os na categoria de “livros que tenho que ler, obrigatoriamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário