quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Trilogia do Universo Espelho

por Fabok

A nova empreitada de Shatner levou os leitores a revisitar o 'universo espelho', muito querido pelos fãs. Spectre já começa com Picard encontrando, num distante canto do quadrante, a perdida USS Voyager, sob o comando de Tom Paris, mas alguma coisa não parece certa. Enquanto isso, de volta à Terra pela primeira vez depois do incidente da Enterprise B em Generations, Kirk é sequestrado por uma misteriosa mulher sob as ordens de Spock (aquele que apareceu no episódio "O Espelho").

Através dele, Kirk descobre que suas ações, mais de cem anos antes, tiveram consequências devastadoras naquele universo (vide os episódios do 'universo espelho' em Deep Space 9). Pior ainda, seu próprio universo encontra-se ameaçado pelo implacável Tiberius, um homem cruel e vingativo que não vai parar enquanto não tiver os dois universos sob seu controle.

O livro traz velhos os velhos e queridos personagens da série clássica McCoy e Scotty trabalhando lado a lado com personagens de A Nova Geração e Voyager. E pra quem gosta de batalhas espaciais... sem spoilers, a mostrada aqui em Spectre é de tirar o fôlego.

Para aqueles que forem ler este livro, seria interessante checar os episódios do 'universo espelho', tanto da 'Clássica' quanto DS9.

Em Dark Victory, o próximo livro da série, a ameaça de Tiberius cresce. Kirk acaba por descobrir uma organização secreta operando dentro da Frota Estelar chamada de Project Sign, que tem por missão defender a Federação de toda e qualquer ameaça externa. Sua origem data da missão original de cinco anos de Kirk. Alarmados com a enorme quantidade de ameaças que a Enterprise NCC 1701 encontrou em sua missão, e dotados dos recursos mais modernos, esta organização vem, secretamente, ajudando os rebeldes do universo espelho a combater Tiberius. Entretanto o Project Sign tem uma agenda própria e acaba em entrar em confronto com Kirk. Curiosidade: a similaridade desta organização com a Seção 31 que vimos em DS9, é no mínimo suspeita...

Dark Victory abre a caminho para a conclusão explosiva da trilogia. É aqui também que Kirk se casa com Teilani e descobre que vai ser pai. Tiberius como uma sombra prepara sua vingança a Kirk. O final da trilogia, Preserver, é considerado o melhor livro baseado em Jornada nas Estrelas. Mas o leitor tem que ser avisado, você precisará estar bem atualizado com o canon da série. As referências são tantas, mas muito bem colocadas, e aqui o mérito vai inteiramente para os co-autores da obra, o casal Reeves-Steves. Os episódios A Manobra Carbomite, A Cidade à Beira da Eternidade e A Síndrome do Paraíso da Série Clássica são alguns dos essenciais para a trama de Preserver. Esta é a aventura de Jornada que todo fã sempre quis ver nos cinemas. E prepare-se para a batalha entre a ISS Enterprise E e a USS Enterprise E. Desculpe pelo pequeno spoiler e, sim, teremos Kirk na ponte de uma Enterprise novamente. Coisa que nos foi negada em Generations.

Na próxima semana falaremos da Trilogia da Totalidade e por fim do último trabalho da parceria Shatner e do casal Reeves-Steves. Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário