segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

As Aventuras do Caça-Feitiço


LITERATURA


por Fargon Jinn

Joseph Delaney
Joseph Delaney (Joseph Henry Delaney) é um autor britânico que tornou-se conhecido por uma saga juvenil chamada The Wardstone Chronicles, para a qual já foram escritas quinze obras (no Brasil apenas as cinco primeiras foram traduzidas, até o momento).

Tendo iniciado a vida profissional como aprendiz de engenharia, Delaney logo mudou de carreira tornando-se professor de literatura inglesa, especializando-se no estudo de folclores vampirescos.

Sob o pseudônimo de J. K. Haderack lançou o seu primeiro livro, de ficção científica, mas não conquistou o público. Somente com o sucesso da série de histórias do sobrenatural, e já usando seu verdadeiro nome, é que Joseph Delaney aposentou-se da carreira no magistério para dedicar-se aos seus livros.

Delaney conta as aventuras de seu personagem principal, Thomas J. Ward, um adolescente, sétimo filho de um sétimo filho, que é entregue pelos pais aos cuidados de um Caça-Feitiço, como seu aprendiz, numa região da Inglaterra, num período não muito claro, mas que aparenta ser pelo final da era medieval. Ali ocorrem fenômenos ligados ao ocultismo, magia negra, seres fantásticos, fantasmas e a constante disputa da igreja católica contra as crendices mundanas.

Livro I - O Aprendiz
Tom Ward segue em seu aprendizado, lutando contra fenômenos das trevas. Ao mesmo tempo sofre nas mãos de seu mestre, da rejeição popular à profissão que abraçou, das saudades da família, do medo do desconhecido e seus perigos. Neste meio-tempo a personagem se descobre e aos sentimentos relacionados ao amor, por uma jovem bruxa que se torna sua grande companheira de aventuras. Tudo isso dentro de um clima obscuro, depressivo e de poucos amigos.

A cada história, Tom está mais maduro, mais experiente e mais conhecedor do seu novo mundo, enquanto que, aparentemente, mais inseguro e falível. Isso, em muitos casos, frustra o leitor, já que existe sempre uma expectativa de que, com o amadurecimento e o aprendizado, o herói passe a ser cada vez mais herói e menos vítima.

Livro II - A Maldição
As demais personagens, por outro lado, evoluem coerentemente com as nossas expectativas, deixando-nos ainda mais confusos sobre estar o problema na interpretação que damos a cada um, ou se é o autor que não se decidiu qual é a melhor forma de tratar o seu herói.

Os vilões são outro exemplo desta falta de uma definição mais profunda. Algumas vezes vemos um ser aparentemente comum causar terrores e dificuldades extremas, noutras um ser que aparenta ser o próprio Lúcifer fica bloqueado por coisas banais.

Livro III - O Segredo
Embora os livros sejam de fácil leitura, com uma narrativa dinâmica e envolvente, muito fica a desejar por uma falta de profundidade no desenvolvimento e apresentação das personagens e do ambiente histórico, geográfico e sócio-econômico.

A proposta de Delaney é algo oposto a Tolkien, enquanto este último estava no extremo do descritivo em termos de detalhamento do ambiente e da sociedade, gerando uma narrativa mais lenta e algumas vezes até cansativa; Delaney, por sua vez, está no lado oposto criando livros curtos onde o tratamento é dado quase absolutamente para o desenvolvimento da trama sem dar riqueza ao cenário geral.

Livro IV - A Batalha
Para o seu público-alvo (infanto-juvenil ou jovens adultos) isso é um atrativo, mas para um leitor mais exigente este modelo fracassa quase totalmente.

O fato é que, embora no exterior haja um bom mercado para esse tipo de literatura, o grande público deixou esta série passar meio que despercebida. Não figura em nenhuma lista dos mais vendidos e tanto a série como seu autor podem ser classificados dentro do “ilustre desconhecido”.

Livro V - O Erro
Joseph Delaney pode ser considerado um bom contador de histórias, sabe criar bons enredos, que narra com desenvoltura e prende a atenção do leitor, fazendo com que sempre aguardemos ansiosos pela chegada do próximo volume. E isso, já é algo a ser considerado. Sei como é difícil criar uma história que seja atrativa a cada capítulo, mantendo um passo correto para a introdução, desenvolvimento e conclusão, sem ser exíguo ou prolixo.

Enfim, se o explorador está interessado numa leitura agradável, divertida e envolvente, considere esta saga como uma ótima opção, e que nos faz esquecer, por algum tempo, que estamos órfãos de Harry Potter.

Sam Claflin (Tom Ward) e Alicia Vikander (Alice Deane)
Acrescento ainda que os estúdios Warner adquiriram os direitos da série e está produzindo um filme, The Seventh Son, para 2013. Isto pode ser bem o pulo do gato que faltava para a série decolar, ou pode ser outro fracasso como foi A Bússola de Ouro (2007) ou Percy Jackson e a saga dos olimpianos (2010).

É uma leitura que recomendo por ser divertida e envolvente. Mas lembrem-se, assim como o autor alerta na contracapa "CUIDADO: Não deve ser lido à noite!   ;)

As Aventuras do Caça-Feitiço (The Wardstone Chronicles): 2006, Grã-Bretanha
Autor: Joseph Delaney
Tradução: Ana Rezende
Editora: Bertrand Brasil
Lançamento: Random House Children's Book

Nossa avaliação:
Delta-Shield Bronze

Nenhum comentário:

Postar um comentário