segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Journey 2: The Mysterious Island

CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA
VIAGEM 2: A ILHA MISTERIOSA

por Fargon Jinn

Em 2008, vimos Brendan Fraser estrelar o filme Jorney to the Center of the Earth. Uma tentativa de renascimento para os clássicos de Jules Verne. Infelizmente não foi bem sucedida. O filme teve alguns problemas de roteiro que transformaram uma história empolgante, de ficção fantástica, num filme cansativo que tenta criar um thriller de aventura. Exageraram nos ingredientes e o doce ficou melado.

Agora eles lançam a sequência, da qual Brendan Fraser sabiamente declinou. Lançado no Brasil como Viagem 2: A Ilha Misteriosa, vemos uma mescla de Arthur Conan Doyle (O Mundo Perdido), Jonathan Swift (As Viagens de Gulliver) e Robert Louis (A Ilha do Tesouro), além do próprio Jules Verne (A Ilha Misteriosa).

Dwayne Johnson faz um padrasto responsável
Para o lugar de Brendan temos Dwayne “The Rock” Johnson, Josh Hutcherson repete o papel de Sean Anderson. E temos ainda Michael Caine como o avô de Sean. Dois personagens ainda somam a esse elenco, a lindíssima Vanessa Hudgens (Sucker Punch, 2011) e o porto-riquenho Luis Guzmán (O Conde de Monte Cristo, 2002).

Josh Hutcherson é de novo o garoto Sean Anderson
Nesta mistura de enredos literários, ficamos perdidos entre um roteiro sofrível de Brian e Mark Gunn, a direção fraquíssima de Brad Peyton (Como Cães e Gatos: A Vin..., 2010) e uma edição desinteressante de David Rennie (A Montanha Enfeitiçada, 2009).

A gatíssima Vanessa dá brilho a este lixo
De todo este conjunto, o que valeu à pena foi o fato de eu estar vendo o filme numa sala IMAX 3D.


-Atenção! A seguir spoilers-


Não dá prá deixar passar uma coisa dessa. Se o primeiro filme tratou da obra de Jules Verne, e que, 'mal e mal', deu o seu recado, esse foi uma afronta. Os protagonistas chegam à Ilha de uma forma ridìcula: sobrevoando de helicóptero. E, obviamente, caem. Que novidade! A ilha era desconhecida por estar sempre coberta de nuvens e tempestades. Isso não lembra nada? Que tal King Kong?

Mamíferos anões...
Logo depois eles se deparam com algo que não pode nem ser classificado de absurdo. Nesta ilha que emerge e submerge a cada cento e quarenta anos, vemos toda uma fauna e flora que se desenvolveu neste curto espaço de tempo. Deve ser por causa do nome “Misteriosa”, né? Ali vemos elefantes anões, insetos gigantes e toda uma série de incoerências.

...abelhas e pássaros gigantes.
Para piorar eles ficam cara-a-cara com Atlantida, com Capitão Nemo, voam no lombo de abelhas, fogem de um vulcão que cospe ouro, de um terremoto e acabam dentro do Nautilus. E, como se não bastasse, no submarino, tudo funciona maravilhosamente bem, exceto pelas baterias que estão sem carga suficiente, mas que eles resolvem facilmente com a descarga de uma enguia elétrica gigante e escapam da destruição da ilha navegando com a velocidade e agilidade de um caça à jato.

Como se não bastasse, eles concluem a história com o retorno de Michael Caine a uma feliz família que comemora o natal, e com a promessa de mais uma aventura maravilhosa, de outro livro de Verne: Da Terra à Lua.

Então amigos exploradores, tentem dormir com um barulho desses.

Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Journey 2: The Mysterious Island): EUA, 2012
Direção: Brad Peyton
História e roteiro: Brian e Mark Gunn
Edição: David Rennie
Elenco: Dwayne Johnson, Josh Hutcherson, Michael Caine, Vanessa Hudgens e Luis Guzmán

Nossa avaliação:
Delta-Shield Ferrugem

2 comentários:

  1. pela cara parece mais um daqueles filmes desgraçados infantis,porem eu não olho "capa de livro", até pq a sinopse me parece mostrar um bom filme =D

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, qdo faço uma crítica ou review, ainda espero que os exploradores assistam ao filme e então possamos comparar nossas opiniões. Aprecio muito qdo não gosto de um filme, mas alguém gosta, isso gera discussões, e sempre um aspecto que me escapou aflora.
    Grato pelo comentário John David, e por curtir no face.
    Fargon Jinn

    ResponderExcluir