quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Diário do Velho Nerd - Campus Party 2012 - Dia 3


DIÁRIO DE EVENTOS

por Fargon Jinn

Hoje tirei o dia para ver os simuladores.

Diversos modelos de simuladores
Muito interessantes e bem divertidos, a cada dia estes equipamentos se tornam mais acessíveis e mais sofisticados. A companhia aérea Azul, patrocinou um estande com vários simuladores, sendo que alguns têm efeitos de inércia. Um deles é quase uma réplica de um fórmula 1. Além do volante, freio, acelerador e o carro propriamente dito, existem três telas LED full HD 3D, sistema de som ambiente, e acionadores hidráulicos para os efeitos inerciais. A simulação é de Interlagos e a brincadeira é interessante.

Um fac-símile de um fórmula 1 bem aceitável
Infelizmente, novamente, a minha altura foi um problema, fiquei prensado entre os pedais e o banco, dentro do cockpit. A experiência foi dolorida..

Os outros aparelhos são de aviões e carros, um deles parece ser muito divertido, o sujeito faz piruetas e gira violentamente, ficando em alguns momentos de ponta cabeça. Mas não é o meu número. Não entendo isso, como é que fazem esses aparelhos só para pessoas com até 1m80? Com tanta gente alta nos nossos dias...

Danilo e seu simulador de carros
Por outro lado conheci o Danilo Ribeiro, um camarada sensacional, que possui um simulador de carro, com banco, três pedais, volante, câmbio, fone de ouvido e uma excelente tela de LED, mais de R$10 mil fácil, fácil em equipamentos. Neste caso, o programa que ele está usando é emprestado de outros amigos. Este sistema é o mesmo que vários pilotos profissionais utilizam em suas horas de lazer, e fazem campeonatos mundiais de corridas on-line. Depois de encher o cara de perguntas, ele me convidou a experimentar o 'brinquedo'.

O mesmo equipamento de outro ângulo
Eu poderia tentar comparar com todos os outros simuladores que tive contato até hoje, mas não dá. Nenhum sequer chega perto do dele. Após uma rápida explicação de como funcionava o programa eu tentei dar uma volta na pista.    Q_u_e    e_s_p_e_t_á_c_u_l_o_!    A sensação que se tem em cada reta ou curva é de que você está dirigindo de verdade. Não é uma ou três telas com 3D, e nem tem os acionadores inerciais, mas a imersão foi muito, muito maior, ao ponto de que, em cada batida que eu dava, me entortava todo e ainda ficava com pena de estar estragando o carro do Danilo. Rárárára! Mas é sério mesmo. A sensação é muito real.

Simulador de Caça-à-jato
Um dia, quem sabe, quando eu tiver uma casa, ao invés de um apartamento, eu possa adquirir algo semelhante. Por enquanto vou ficar desejando.

As palestras de hoje não estavam tão interessantes quanto ontem, mas em compensação a mulherada vem melhorando, não é uma Juju Salimeni, mas são espetaculares também. Hehehe! Ficamos por aqui, e amanhã tem mais.
E então, alguém duvida?

E como última atualização (9 de fevereiro de 2012), fomos citados no Diário de Pernambuco, num artigo do jornalista, enviado especial, Thiago Neres, clique aqui, para ler o artigo.

2 comentários:

  1. Muito boa a reportagem, foi um prazer conhece-lo Fargon. Um abraço do ituano Danilo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Danilo, espero que possamos manter relações, de certo vc será um excelente acessoramento para qdo formos competir nestas pistas virtuais pelo mundo afora...kkkk abraços,
    Fargon Jinn

    ResponderExcluir