quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Diário do Velho Nerd - Campus Party 2012 - Dia 4


DIÁRIO DE EVENTOS

por Fargon Jinn

Hoje foi o dia dos gênios. Foi dia de gênios que te fazem ter orgulho de ser humano, de ser brasileiro, de ser nerd, de estar vivo e poder testemunhar estes fatos, todo este potencial e todas estas possibilidades de futuro.

Desde cedo procurei palestras na minha área de inscrição (mídias sociais), e fiquei meio preocupado, por que vi algumas pessoas que estão vivendo numa 'fogueira de vaidades', um monte de Zé-Ninguém-Ontem, que virou um monte de Zé-Famoso-Hoje, numa 'rasgação de seda' mútua, todos sentindo-se muito bem e usufruindo de um status diferenciado nos meios da internet.

Foto de campo profundo do Hubble
Então resolvi voltar à área de astronomia e espaço. Fui muito bem recompensado. Estes assuntos sempre, desde criança, exerceram uma atração muito grande em mim e, mesmo depois de velho ainda acho completamente absorvente. Também existem seus expoentes 'estrelistas', mas em geral são pessoas humildes e que demonstram uma capacidade que excede à maioria dos mortais.

Como brasileiros, nunca tivemos muita oportunidade de crescer dentro da ciência, nossos governantes não percebem, ainda, o valor que tem a busca pelo conhecimento. E ver estes cientistas e professores que se dedicam, a ponto de tirar leite de pedra, e ampliam os horizontes das possibilidades de carreiras científicas para as gerações que estão chegando, é muito emocionante.

Nascimento e morte de estrelas
E os resultados não vão demorar a chegar. Hoje tive contato com uma juventude que vem brigando como gente grande, eles se esforçam para produzir ou reproduzir tecnologias, muitas vezes com o mais puro autodidatismo, sem possibilidades de estudar, sem investimentos ou  suporte emocional.

Em alguns anos teremos uma nova leva de empresários e industriais que apareceram nestas feiras de jovens. Aqui eles se reuniram, conversaram, tiveram ideias, aprenderam coisas e tomaram doses maciças de iniciativas. Fenomenal. Todo mundo deveria vir a estes encontros e aprender o que se pode fazer a partir de pouco ou quase nada.

Buscando planetas nas nossas vizinhaças
Nas palestras de hoje, tive contato com as novidades nas descobertas de exoplanetas, que é como se chamam os novos planetas, fora do sistema solar. Muitíssimo interessante e edificante. Mais tarde outra palestra maravilhosa sobre a vida das estrelas, da sua formação até  sua 'morte'.

Duilia astronoma da NASA
À tarde e à noite, mais duas palestras fantásticas de dois brasileiros que atuam nos Estados Unidos, a primeira foi a da professora e PhD em astronomia Duilia F. de Melo, que trabalha com o telescópio Hubble, e falou sobre este satélite com mais de vinte anos de existência, e de todas as descobertas que mudaram a forma com que vemos o universo. A segunda palestra foi de um rapaz de apenas 26 anos de idade, Rafael Eufrásio, doutorando pela PUC (CUA) de Washington, que falou sobre o seu trabalho analisando as radiações do espectro invisível na astronomia, e estudando sobre a origem do universo e sua parte escura (matéria e energia escura).

Pesquisador da NASA 
Paralelamente, andando pelos diversos setores da Campus Party, pude conhecer outros jovens envolvidos na produção e desenvolvimento de tecnologias ligadas à robótica e TI. Um deles desenvolveu um daqueles veículos que parecem impossíveis, os sing ways, mas que funcionam perfeitamente, e ficou passeando aqui pela Campus Party, o dia todo. Muito legal.

Em outro momento tive contato com mais dois empreendedores que trabalham com o mesmo tipo de equipamento, mas com abordagens diferentes. O primeiro, Rodrigo R. da Silva, produz impressoras tridimensionais. Muito embora sua tecnologia venha de comunidades virtuais, ele e seus sócios estão produzindo e vendendo impressoras e produtos gerados a partir delas. Um ponto interessante é que eles possuem e produzem um equipamento capaz de se reproduzir. Isso é de dar nó na cabeça da gente.

Os novos empreendedores do Brasil
Por outro lado, Rodrigo Krug, desenvolveu e produziu, também, uma impressora tridimensional, com o diferencial que esta foi totalmente projetada e construída por ele, ou seja, esta é uma tecnologia absolutamente nacional, e produzida por gente nossa e com dinheiro nosso.

E olha só a simpatia, ai ai, faz até o cansaço desaparecer
E, por fim, mas não menos importantes... Ahá! Pensaram que eu ia esquecer, não? Mas não esqueci, nao! Rárárára! A Bela do dia! Vejam que espetáculo!

Então é isso, exploradores, até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário