sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Star Wars - Universo Estendido


UNIVERSO FANTÁSTICO

por Fabok
Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Lea, Anakin, Obi Wan, Vader, Palpatine... Star Wars ao longo dos anos, criou uma galeria de personagens que povoa o imaginário de milhões de fãs por todo o mundo. Para muitos deles apenas os filmes é muito pouco.  Após a estréia do Episódio IV, em 1977, um vácuo surgiu. As pessoas ficaram curiosas em saber mais sobre os personagens e locais vistos nas telas dos cinemas. A princípio alguns fãs começaram a preencher este vazio escrevendo, de próprio punho, aventuras passadas naquela galáxia muito distante.

Titio Lucas
George Lucas, com seu enorme tino comercial, logo permitiu que livros fossem oficialmente escritos. O interessante é que Lucas detém o controle criativo total sobre seu universo e, por isso, ele criou a Lucas Licensing, que tem, entre outros objetivos, garantir a continuidade entre as obras de vários autores e os filmes. Isto é muito importante, já que o que o leitor lê faz parte do canon, diferente do que ocorre com os livros de Jornada nas Estrelas, que devem ser interpretados como aventuras isoladas, e não fazem parte da cronologia oficial da série.

Em livros e quadrinhos
A primeira obra literária oficial deste universo estendido foi o livro Splinter of the Mind's Eye (1978) do prolífico escritor Alan Dean Foster (Olha ele aí de novo Fargon!). De lá prá cá, tivemos livros e quadrinhos contando estórias passadas nas mais diferentes eras, e que introduzem personagens tão fascinantes quanto aqueles vistos nos filmes.

Muitos fãs se perguntam por onde começar. Esta, no entanto, não é uma resposta fácil. Veja a linha temporal das obras:

1.  The Old Republic: as estórias aqui se passam de 25000 BBY(1) a 1000 BBY (anos antes da Batalha de Yaven - Episódio IV): época dourada dos Jedi, quando eles eram em grande número e guardiães da paz e justiça. Relata também os embates sangrentos com os Sith.

2.  The Rise of the Empire (1000 BBY até o Episódio IV): acontece após a, aparente, derrota final dos Sith, e mostra o declínio da República envolta em escândalos e corrupção,  abrindo o caminho para os episódios I, II e III).

3.  The Rebellion (do episódio IV até 5 ABY(2) - 5 anos após o episódio IV): mostra os eventos da Guerra Civil Galáctica (Trilogia Original)

4.  The New Republic (5 ABY - 25 ABY): mostra o difícil nascimento da Nova República e os esforços de Luke Skywalker para reconstruir a Ordem dos Jedi.

5.  The New Jedi Order (25 ABY - 40 ABY): a paz é conquistada quando os remanescentes do império finalmente capitulam. Paz esta ameaçada quando uma poderosa força alienígena invade a República, vinda de uma região desconhecida.

6.  Legacy (40 ABY em diante): a Ordem Jedi e Luke enfrentam um novo Sith Lord mais poderoso que Vader e o Imperador.

Minha dica explorador é para você começar na era que você gosta mais. No meu caso comecei com livros situados na época da Rebelião, mas já li obras que se passam na segunda trilogia. Na realidade isto pouco importa, com uma linha de tempo tão ampla, há espaço para excelentes estórias que dão uma profundidade muito maior que a que vemos nos filmes. Por exemplo, o livro Death Star (2007, Michael Reeves e Steve Parry), conta os bastidores da construção da mortal base e é narrada pelos pontos de vista de um médico, a dona de um bar, uma engenheira escrava e de um militar, enquanto personagens como Vader e o Imperador são mero coadjuvantes.

Fargon Jinn já encomendou o dele
Recentemente li o incrível The Jedi Path - A Manual for The Students of The Force (2010, Daniel Wallace). O livro assume que o leitor é um Jedi e conta toda a estória da Ordem. Mais legal ainda é que ele vem numa espécie de cofre. Você pressiona um botão e este se abre automaticamente e o livro surge no meio de sons (dos filmes, é claro) e luzes. Com notas de rodapé escritas por seus antigos donos  Thame, Yoda, Obi Wan, Qui Gon-Jinn, Anakin, Ahsoka Tano, Luke e o Imperador (suas observações sarcásticas são um capítulo a parte) esta edição acompanha alguns itens colecionáveis que farão o leitor ficar de queixo caído, (sério...fiquei uns dois dias boquiaberto só admirando...).

Thimoty Zahn
Brincadeiras a parte, coube aos livros e quadrinhos manter o interesse por Star Wars vivo, nos anos entre as produções das duas trilogias. Em 1991 foi publicado o livro Heir of The Empire, o primeiro de uma série que ficou conhecida como A Trilogia de Thrawn. Escrito por Timothy Zahn alcançou o topo da lista de bestsellers do New York Times.  Zahn criou uma saga tão envolvente, que dois de seus personagens, sem jamais terem aparecido nas telas, estão entre os mais populares de Star Wars.

Mas sobre isso falaremos no nosso próximo artigo, não percam, exploradores, é interessante.

(1) BBY - Before the Battle of Yaven - Antes da Batalha de Yaven
(2) ABY - After the Battle of Yaven - Após a Batalha de Yaven

4 comentários:

  1. Eu gosto bastante do período da Republica Antiga, quando os Sith também eram numerosos e poderosos. Alguém já chegou a jogar o novo MMO?

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrei, ainda não me animei a jogor o MMO. Gostaria muito, mas infelizmente não tenho tempo para me dedicar a um MMO, ainda mais pagando mensalmente para jogá-lo. Vc já tentou o Knights of de Old Republic 1 e 2. Eles são muito bons, e há rumores de um terceiro a caminho. No meu próximo artigo falarei sobre eles.
    Até

    ResponderExcluir
  3. Splinter of the Mind's Eye O_O!!
    Carayo mano esse eu nunca tinha visto na minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meu caro... Este é bem antigo. Foi escrito antes do Império Contra Ataca e por isso mostra uma certa "tensão sexual" entre Luke e Lea. Vale como curiosidade.

    Até

    ResponderExcluir